terça-feira, 13 de setembro de 2011

Classe C faz poupança com cartão de crédito

UOL- 01/09/2011

SÃO PAULO - Durante o C4 2011, os produtos de crédito para as classes C, D e E foram tema de palestra. O sócio diretor do Data Popular, Renato Meirelles, afirmou que, nos últimos anos, a classe C se tornou o principal mercado consumidor brasileiro.
"Hoje, a cada 12 cartões de crédito, sete pertencem à classe C, que já representa 53,9% da população nacional. Ou seja, uma quantidade de consumidores que não pode ser ignorada pelo varejo brasileiro".
Ainda segundo Meirelles, esse é um público que já se enrolou com o acesso ao crédito, mas hoje faz poupança com os cartões. "Eles possuem cerca de quatro cartões bloqueados na gaveta. Quando precisam de dinheiro, desbloqueiam e usam. Isso nada mais é que poupança e crédito", garante.
Classe C x crise
O diretor afirmou ainda que esse público tem potencial para movimentar anualmente um trilhão de reais em consumo.
"E é esse montante que segura o País em momentos de crise, porque eles continuam comprando em épocas de incerteza. Eles compram uma moto para entregar pizza no final de semana e aumentar o orçamento. Eles sabem se virar, não ficam chorando a queda das ações no mercado de capitais".
Ainda durante a palestra, Meirelles afirmou que, quando esse público fica inadimplente, se esforça ao máximo para pagar suas dívidas, e quando possui dinheiro, dá preferência em pagar primeiro as compras que fizeram no chamado 'fiado'.
"A classe média tem 70% dos cartões de crédito do Brasil. Porém, 23% da classe C paga fiado, número que aumenta para 46% na classe D. E isso também é crédito, e o principal, quando ele tem dinheiro ele prefere pagar o dono da mercearia que confiou nele no momento de dificuldade ao invés de pagar o banco que, quando ele mais precisou, não lhe deu crédito", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário