segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Principais produtos bancários

Categoria: Bancos | Em 11/12/2011


Os bancos são imprescindíveis para o funcionamento da economia atual. A função principal dessas instituições é intermediar as transações financeiras, oferecendo serviços tanto para quem precisa de crédito, quanto para quem deseja investir o seu dinheiro. Traduzindo de uma maneira simples, os bancos administram grandes quantidades de dinheiro, investindo o capital de pessoas e empresas que possuem reservas, bem como emprestando dinheiro para os que precisam de crédito. Dessa forma, o capital circula entre as diferentes esferas da sociedade, possibilitando que a economia do país cresça.

Produtos bancários

Assim, os bancos são responsáveis por oferecer produtos e serviços financeiros para todo o tipo de pessoas. Os que necessitam de crédito, encontram serviços como empréstimos, financiamentos, cheque especial e cartão de crédito. Já quem deseja investir seu dinheiro, pode contar com a caderneta de poupança, fundos de investimento e planos de previdência privada. Além desses produtos, os bancos também costumam disponibilizar outros, como seguros, títulos de capitalização e consórcios.

Conta Corrente

Produtos Bancários
Produtos Bancários
A conta corrente é um dos principais produtos bancários, utilizado para movimentação do dinheiro no dia a dia. Através desta conta, o cliente pode receber pagamentos, fazer transferências, depósitos, realizar saque e consultar o seu saldo. Normalmente é a porta de entrada para as relações entre o banco e seus clientes. Ao adquirir uma conta corrente em determinado banco, é fundamental que se conheça as tarifas praticadas e o pacote de operações vinculado a esse tipo de conta, para evitar gastos adicionais.

Conta Poupança

A conta poupança funciona como uma forma de investimento, na qual seu dinheiro rende mensalmente. O rendimento na poupança é relativamente baixo, mas muito seguro, o que torna esta opção atraente. A caderneta de poupança serve como um fundo reserva, para você recorrer quando houver necessidade ou para juntar certa quantidade de dinheiro em um determinado período de tempo. O ideal é que se deposite uma quantia mensal e deixe o montante render sem fazer muitas movimentações nesse tipo de conta.

Cartão de Débito

O cartão de débito serve para que você realize movimentações em sua conta corrente. Com ele, é possível realizar compras de um modo simples e prático. Você passa o seu cartão na hora de efetuar pagamento, libera a transação com sua senha única e o valor é debitado automaticamente de sua conta corrente. Dessa forma, o uso do cartão de débito evita que você ande com grandes quantidades de dinheiro, garantindo mais segurança para o consumidor.

Cartão de Crédito

O cartão de crédito é uma forma de pagamento que funciona como um crédito pré-aprovado. Com ele, o cliente tem um limite disponível para gastar durante o mês e pode pagar suas contas em até 40 dias sem cobrança de juros. Mas para que o cartão de crédito seja vantajoso, é importante que o cliente quite sempre o valor total da fatura e não atrase o pagamento.

Cheque Especial

O cheque especial é uma espécie de crédito pré-aprovado que está vinculado à sua conta corrente. Quando utiliza este serviço, é como se estivesse pegando um empréstimo com o banco, a juros bastante altos. Se não houver dinheiro em sua conta corrente e você realizar alguma transação, o valor será retirado automaticamente do cheque especial. Quando alguma renda for depositada na conta, parte dele será retirado para cobrir o valor devido, mais os juros sobre o empréstimo. Por isso, o uso do cheque especial deve ser feito com muito cuidado.

Previdência Complementar

Os planos de previdência complementar servem para que você invista dinheiro a longo prazo. Em geral, são utilizados para complementar os benefícios do INSS quando o indivíduo se aposenta ou para adquirir algum bem no futuro. Nesse tipo de plano, o cliente decide quanto irá investir e quando receberá o valor corrigido. Os planos de previdência privada são uma boa forma de planejamento financeiro, pois garantem alguma assistência financeira com o passar dos anos.
É importante que os bancos sirvam para melhorar a vida das pessoas, e não o contrário. Nesse sentido, é fundamental que os clientes conheçam os diferentes produtos oferecidos pelo banco, que exista transparência nas taxas cobradas e que a contratação desses serviços seja feita de forma consciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário